A Secretaria de Gestão Fazendária é um órgão pertencente à estrutura organizacional da Administração Direta do Município de Marabá-PA, criada pela Lei nº 17.220 de 20 de Dezembro de 2006, exercendo funções essenciais para que o Município possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência do Município.



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Respostas as dúvidas mais frequentes sobre o IPTU

Qual é a data de vencimento do IPTU-2013?
O pagamento da parcela Única com desconto de 10% deverá ser feito até o dia 30 de agosto 2013.
O vencimento da primeira parcela, sem desconto, será no dia 30 de agosto de 2013 e as demais vencerão nos dias 30 de setembro, 30 de outubro e 29 de novembro de 2013.
Onde posso pagar meu IPTU?
Na rede bancária autorizada (Banco do Brasil, CEF, Bradesco, Banpará e BASA).
O que significa Inscrição Cadastral?
É o número do seu imóvel no Cadastro Imobiliário da Prefeitura de Marabá. Ele é composto de dois números para o Distrito, dois números para o Setor, três números para o Logradouro, quatro números para o Lote e três números para a Unidade.
O meu imposto está muito maior do que o do meu vizinho, por quê?
Inicialmente verifique se os dados que constam da sua guia e da guia de seu vizinho estão corretos. Se os dados do seu imóvel ou do imóvel do seu vizinho estiverem errados, deve ser feita a atualização do cadastro na Supervisão de IPTU da Secretaria de Gestão Fazendária (SEGFAZ), através de um pedido de revisão.
Tenho dúvidas quanto ao valor do IPTU. Como proceder?
Verifique, novamente, se os dados cadastrais constantes da guia estão corretos. O mais importante neste caso é conferir se o valor venal atribuído ao seu imóvel está acima do valor de mercado do mesmo.
Quero uma revisão do meu IPTU. Como devo proceder?
Você deverá dirigir-se a Supervisão de IPTU da Secretaria de Gestão Fazendária para ser esclarecido quanto ao seu imposto. Caso haja algum dado incorreto você poderá pedir a revisão.
Devo pagar o imposto após ter feito um pedido de revisão? E, caso seja deferido a meu favor, receberei o dinheiro pago a mais de volta?
Sim, você poderá pagar o seu imposto tendo, inclusive, direito ao desconto se efetuado dentro do prazo. Se o seu pedido for deferido, você poderá pedir a devolução do dinheiro pago a mais, através de um processo administrativo de restituição.
Deixei de pagar os IPTU de anos anteriores, o que devo fazer?
Você deverá pegar uma guia para pagar na SEGFAZ ou através da Internet. Se optar por parcelar deve se dirigir a SEGFAZ.






SEGFAZ - Secretaria Municipal de Gestão Fazendária
End.: Folha 32, Quadra 07 - Lote Especial - (prox. ao SACI)
Nova Marabá - CEP: 68508-070
Telefones:(94) 3322-5224/5223/5224/4711/5626
Facebook: http://www.facebook.com/SEGFAZ
email: comunica.segfaz@maraba.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário