A Secretaria de Gestão Fazendária é um órgão pertencente à estrutura organizacional da Administração Direta do Município de Marabá-PA, criada pela Lei nº 17.220 de 20 de Dezembro de 2006, exercendo funções essenciais para que o Município possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência do Município.



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Tribunal de Contas dos Municipios-TCM/PA inaugura sede em Marabá

Começa hoje na Câmara Municipal de Marabá - CMM, a partir das 14:h, o Seminário “O TCM e a In(formação) para Controle Social”.

Este Seminário é na realidade um treinamento e devem participar  integrantes de Conselhos Municipais de 33 municípios das regiões do Araguaia, Carajás e Lago de Tucuruí. O TCM-PA vem realizando esse trabalho de ampliação e fortalecimento da cidadania, que tem como base a realização de Oficinas de Capacitação para Conselheiros de Direitos da Sociedade Civil. Essas oficinas têm sido realizadas a pedido dos próprios Conselhos de Educação, Saúde e de Assistência Social.

Com esse Seminário o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) inaugura sua sede em Marabá, aproximando, ainda mais, a Corte de Contas das administrações municipais, neste caso beneficiando os municípios das regiões sul e sudeste do Pará. A iniciativa do presidente José Carlos Araújo é mais um passo no processo de interiorização do TCM/PA, que já conta, inclusive, com uma sede em Santarém, para melhor fiscalizar e atender os municípios da região oeste do Estado.
A abertura foi presidida pelo Conselheiro José Carlos Araújo (Zeca Araújo) Presidente do TCM/PA e demais conselheiros do Tribunal.
O objetivo do Seminário, segundo a organização é contribuir com a ampliação do conhecimento dos membros dos Conselhos Municipais para melhor atuação do Controle Social, referente ao Planejamento das Políticas Públicas, a sua Execução Orçamentária e financeira, a prestação de contas e a transparência, dessa forma cooperando na fiscalização dos recursos públicos.
Estiveram presentes na abertura além do Prefeito de Marabá e o Presidente do TCM, o Prefeito de Xinguara, Osvaldo Assunção, o Secretário da Fazenda do Município, Ricardo Rosa, Secretário de Obras de Parauapebas, Dario Veloso, e membros de outras prefeituras e outros Secretários da Prefeitura de Marabá.

O conteúdo programático do Seminário.
1 - OPAPEL DOS CONSELHEIROS
2 - PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO PLANEJAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
3 - A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA E A PRESTAÇÃO DE CONTAS NA VISÃO DOS 4 – 5 - CONSELHOS MUNICIPAIS
6 - TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO MUNICIPAL


O Seminário inicia-se hoje e termina amanhã (18) às 15h30, com entrega de certificados.

A sede do TCM-PA em Marabá fica localizada no edifício Amazon Center, situado na Avenida VP-08, Folha 26, Quadra 14, Lote 01, Salas 505 e 506, no bairro Nova Marabá.

Fonte: TCM/PA


SEGFAZ - Secretaria Municipal de Gestão Fazendária
End.: Folha 32, Quadra 07 - Lote Especial - (prox. ao SACI)
Nova Marabá - CEP: 68508-070
Telefones:(94) 3322-5224/5223/5224/4711/5626
Facebook: http://www.facebook.com/SEGFAZ
email: comunica.segfaz@maraba.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário