A Secretaria de Gestão Fazendária é um órgão pertencente à estrutura organizacional da Administração Direta do Município de Marabá-PA, criada pela Lei nº 17.220 de 20 de Dezembro de 2006, exercendo funções essenciais para que o Município possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência do Município.



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Projeto torna mais claras regras para identificação de dados de medicamentos

Fabricantes e importadores de remédios podem ser obrigados a tornar mais claras as informações sobre data de fabricação e prazo de validade dos medicamentos.
A Comissão de Seguridade Social da Câmara aprovou projeto do Senado (PL 395612) que define de que forma essas informações devem estar impressas nas embalagens e rótulos dos remédios comercializados no Brasil. O objetivo é permitir o uso mais seguro dos medicamentos e evitar que produtos vencidos sejam vendidos e consumidos.
De acordo com o projeto, a impressão do número do lote e das datas de fabricação e de validade do remédio - tanto no rótulo, como na embalagem - deve ser feita de forma facilmente legível, de modo que uma pessoa sem problemas de visão não precise usar um instrumento óptico, como óculos ou lentes de aumento, para poder entender o que está escrito.
A relatora, deputada Rosane Ferreira, do PV do Paraná, destacou que muitos medicamentos vendidos no Brasil trazem essas informações em relevo negativo, sem cor e sem contraste com o material em que está inserida a data de validade, por exemplo. Segundo ela, isso dificulta a leitura por parte do consumidor, mesmo por aqueles que possuem visão normal. Por isso, Rosane Ferreira recomedou a aprovação da proposta:
"É muito importante que fique claro e de fácil visualização a data de validade de um medicamento, o seu lote, a sua data de produção. Isso vem ao encontro da defesa do consumidor, vem ao encontro da manutenção e da proteção da vida dos consumidores de medicamento.
O projeto proíbe que as impressões das informações sejam feitas exclusivamene em relevo positivo ou negativo sem uso de cor, ou com cor que não mantenha contraste nítido e permantente com a coloração da embalagem ou rótulo. O órgão competente vai definir as especifidades dos caracteres com os quais serão impressos o lote e as datas de fabricação e a de validade dos medicamentos.
A proposta ainda precisa ser analisada por mais duas comissões na Câmara.

Fonte: Agencia Câmara noticias (Rádio)


SEGFAZ - Secretaria Municipal de Gestão Fazendária
End.: Folha 32, Quadra 07 - Lote Especial - (prox. ao SACI)
Nova Marabá - CEP: 68508-070
Telefones:(94) 3322-5224/5223/5224/4711/5626
Facebook: http://www.facebook.com/SEGFAZ
email: comunica.segfaz@maraba.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário