A Secretaria de Gestão Fazendária é um órgão pertencente à estrutura organizacional da Administração Direta do Município de Marabá-PA, criada pela Lei nº 17.220 de 20 de Dezembro de 2006, exercendo funções essenciais para que o Município possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência do Município.



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Relator amplia isenções para o setor de transporte previstas em MP

Relator de medida provisória reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e Cofins para o transporte aéreo e para o transporte de passageiros feito em barcos. Também beneficia com a isenção desses tributos o transporte rodoviário de passageiros entre municípios e entre estados.
Nesta quarta-feira (4), o deputado Mário Negromonte, do PP da Bahia, apresentou seu relatório sobre a medida provisória que trata da isenção tributária para o transporte coletivo (MP 617/13) aos integrantes da comissão mista que analisa a matéria.
Como houve mudanças no texto original da MP - que dá isenção do PIS/Pasep e da Cofins só para o tranporte coletivo em ônibus, metrôs e trens urbanos -, o líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT do Ceará, pediu vistas do relatório. Com isso, a medida provisória só vai ser discutida e, possivelmente, votada na próxima quarta-feira (18).
Mário Negromonte explica as modificações:
"Primeiro, nós acatamos algumas emendas de incluir o transporte rodoviário estadual e interestadual - isso vai contemplar mais de 1.200 cidades -, e também o transporte aeroviário. É um transporte que, realmente, a situação é muito difícil, delicada, em função da taxação que eles pagam em dólar por querosene e o leasing. Foi emenda do senador Dornelles que nós acatamos e essa desoneração, no meu relatório, passaria a funcionar a partir de primeiro de janeiro."
Entretanto, não existe, no texto de Mário Negromonte, a obrigatoriedade de as empresas de transporte repassarem aos passageiros o desconto pela redução do PIS/Pasep e da Cofins:
"Olha, isso aí é negociação do governo com o setor. A gente não tratou dessas minúcias. Aí eu tenho certeza de que é mais de confiança e é mais, também, a tratativa são as capitais, os municípios, que vão tratar de baixar a tarifa mediante essa redução na folha de tornar a alíquota zero do PIS e Cofins."
O relator também incluiu artigo na medida provisória para mudar a lei que criou o vale-transporte (Lei 7.418/85). Ele estabeleceu penalidades para o empresário que pagar o vale-transporte em dinheiro. De acordo com o texto, o empregador que fizer isso vai ter que pagar ao empregado, no mês seguinte, o valor dobrado do vale-transporte. Além disso, vai ter que pagar 25% a mais sobre esse valor a cada vez que tornar a fazer o pagamento em dinheiro.

Fonte: Agencia Câmara Notícias/rádio


SEGFAZ - Secretaria Municipal de Gestão Fazendária
End.: Folha 32, Quadra 07 - Lote Especial - (prox. ao SACI)
Nova Marabá - CEP: 68508-070
Telefones:(94) 3322-5224/5223/5224/4711/5626
Facebook: http://www.facebook.com/SEGFAZ
email: comunica.segfaz@maraba.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário