A Secretaria de Gestão Fazendária é um órgão pertencente à estrutura organizacional da Administração Direta do Município de Marabá-PA, criada pela Lei nº 17.220 de 20 de Dezembro de 2006, exercendo funções essenciais para que o Município possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência do Município.



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Projeto da UEPA trata pacientes com o uso de videogames

Everton Sousa, de 21 anos, e Felipe Soares, de 19, são amigos há mais de dez anos. Como todo jovem nessa faixa etária, eles gostam de futebol, escutar música e tirar fotos com o celular. Duas vezes por semana se encontram para fazer tratamento no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta), no campus II da Universidade do Estado do Pará (Uepa), com jogos de videogames. Ambos sofrem de paralisia cerebral e necessitam constantemente de ajuda para fazer alguma atividade cotidiana.
A chamada "Wiiterapia", que utiliza jogos virtuais, chega como alternativa para tratamento de doenças como as trabalhadas no núcleo da Uepa. A ferramenta foi desenvolvida por três alunos do curso de Terapia Ocupacional da universidade, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que perceberam nos games a grande oportunidade de tratar de forma lúdica as pessoas com paralisia cerebral. O projeto começou com seis crianças, deu certo e virou serviço.
A doença é causada por lesões ou anormalidades no cérebro. Muitos desses problemas podem ainda ocorrer durante a gravidez, conforme o bebê vai se desenvolvendo dentro do útero, e também podem acontecer a qualquer momento durante os primeiros dois anos de vida, pois o cérebro do bebê ainda está em desenvolvimento. Em muitos casos, a lesão cerebral acontece devido aos baixos níveis de oxigenação na área afetada e até o momento não se sabe por que isso ocorre.
A ideia, segundo Hugo Almeida, um dos estudantes, é aproveitar os movimentos característicos dos jogos como estímulo para os pacientes atendidos no Nedeta. Os jogos são pré-selecionados e programados para atender cada criança e adolescente de acordo com a necessidade, como recurso terapêutico na reabilitação cognitiva e motora de pacientes com paralisia cerebral. 
Cada paciente faz a sessão duas vezes por semana durante 45 minutos e os resultados não demoram a aparecer. “Os pacientes chegam motivados e a assiduidade é grande, ninguém quer faltar e perder a sessão”, afirma Hugo. A tecnologia é acessível tanto para os alunos do curso quanto para os pacientes e por isso é tão bem aceita por eles. “Melhorou na assiduidade, o envolvimento. Tudo melhorou consideravelmente. A gente percebe que a motivação do paciente se elevou com a utilização dos games”, ressalta o aluno.
Com os benefícios da Wiiterapia e respostas positivas dos pacientes, a mãe de Everton,  Rita Sousa, comemora, e diz que o filho conquistou mais autonomia depois que começou o tratamento com os games. Ela diz que precisou largar o emprego, assim que o filho nasceu, já que os cuidados devem ser redobrados. “Eu carregava o meu filho para todo lado. Everton só começou a andar aos nove anos, quando iniciou o tratamento no Núcleo”, afirma.
A coordenadora do Nedeta, a professora Ana Irene Oliveira, explica que o sucesso do tratamento é notório e os resultados satisfatórios, mas ainda não substitui a terapia convencional. Trata-se de um complemento e traz novos estímulos, principalmente para jovens. “São todos adolescentes e eles se identificam com as tecnologias. Tanto a questão motora do paciente, quanto a questão cognitiva são avaliadas e, nas duas, encontramos resultados que mostram que este tipo de tratamento tem eficácia e hoje é considerado como um coadjuvante importante no tratamento deles ”, confirma.
Serviço: A Wiiterapia funciona dentro do Núcleo de Desenvolvimento em tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta), Campus II da Uepa - Telefone: (91) 3277-1909

Texto:
Janine Bargas
Fone: (91) 3244-5201 (91) 3299-2221 / 
Universidade do Estado do Pará



SEGFAZ - Secretaria Municipal de Gestão Fazendária
End.: Folha 32, Quadra 07 - Lote Especial - (prox. ao SACI)
Nova Marabá - CEP: 68508-070
Telefones:(94) 3322-5224/5223/5224/4711/5626
Facebook: http://www.facebook.com/SEGFAZ
email: comunica.segfaz@maraba.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário