A Secretaria de Gestão Fazendária é um órgão pertencente à estrutura organizacional da Administração Direta do Município de Marabá-PA, criada pela Lei nº 17.220 de 20 de Dezembro de 2006, exercendo funções essenciais para que o Município possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência do Município.



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Usar 13º para quitar dívidas pode ser ruim para o bolso, diz especialista

Pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) aponta que 77% dos trabalhadores que têm dívidas contraídas no cartão de crédito e cheque especial pensam em usar o 13º salário para quitar essas dívidas.

No entanto, usar esse dinheiro extra para quitar qualquer tipo de dívida sem análise pode ser um equívoco.

Segundo o consultor de finanças pessoais, palestrante e diretor do Grupo Par, Marcelo Maron, o uso indiscriminado do 13º para a quitação de dívidas pode prejudicar os consumidores.

A melhor alternativa pode ser aguardar um momento mais propício para negociar. "Dependendo do estágio da negociação, os descontos para quitação podem chegar a 90% da dívida", diz.

Comprar uma geladeira e pagar um carro por causa dos juros
Para Maron, se o devedor está com o nome sujo e a dívida já cresceu muito pela incidência dos juros, é um erro grave usar o dinheiro do 13º para quitá-la imediatamente.

"Endurecer a negociação tendo dinheiro na mão pode ser uma maneira de conseguir trazer a dívida a um nível mais condizente com a realidade. Não tem sentido você começar devendo uma geladeira e ter que pagar um carro zero por conta dos juros."

Parece irreal? Como alguns cartões de crédito cobram 10% ao mês de juros no caso de inadimplência, após 18 meses uma dívida de R$ 5.000 alcançaria R$ 27.800, afirma Moran. Economia UOL

Leia mais aqui




SEGFAZ - Secretaria Municipal de Gestão Fazendária
End.: Folha 32, Quadra 07 - Lote Especial - (prox. ao SACI)
Nova Marabá - CEP: 68508-070
Telefones:(94) 3322-5224/5223/5224/4711/5626
Facebook: http://www.facebook.com/SEGFAZ
email: comunica.segfaz@maraba.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário