A Secretaria de Gestão Fazendária é um órgão pertencente à estrutura organizacional da Administração Direta do Município de Marabá-PA, criada pela Lei nº 17.220 de 20 de Dezembro de 2006, exercendo funções essenciais para que o Município possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência do Município.



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Alvará Eletrônico e o Portal do Contador ferramentas que estão dando certo

De forma gradual, igualmente como começou a Nota Fiscal Eletrônica (Nf-e) para depois se tornar uma ferramenta indispensável à celeridade, comodidade e redução da burocracia aos contribuintes, assim está começando o uso do Alvará Eletrônico (AE) e o acesso ao Portal do Contador (PC).

Uns dos primeiros a lançar mão da ferramenta foi o Sr. Luiz Antônio Costa, contador, ele esteve na Segfaz para tirar algumas dúvidas acerca do (AE) e fazer sua inscrição no (PC).

O servidor Guilherme Franco, que atendeu o profissional, disse que houveram muitas mudanças no desenvolvimento dos processos dentro da secretaria, entre eles o deslocamento de servidores para outros setores que agilizaram algumas situações que antes demoravam mais de 40 (quarenta dias) para serem resolvidas, por exemplo a liberação do "Cartão de Segurança" para a emissão e renovação da NF-e, hoje todo o processo para obtê-lo é concluído em até 1 (um) dia e meio.

Como funcionavam os processo e como é hoje com os "Programas".

Luis Antonio Costa da LAC Contabilidade: “Ela atende a maioria das atividades que os
 escritórios estão carentes de agilidade.”
Segundo o contador, o processo era muito burocrático. "Já aconteceram casos que entre o cadastro, fiscalização até a liberação do Alvará a demora foi de 45 dias, mas hoje com todos os documentos em mãos, eu demorei apenas seis minutos para a retirada do documento." Pontuou.

Em relação a agilidade nos processos ele disse “Ela atende a maioria das atividades que os escritórios estão carentes de agilidade.”
 E sobre o (AE) declarou: “É uma ferramenta que veio a 'calhar' com a nossa necessidade. O deslocamento de um profissional do escritório para trazer um documento e dar andamento a algum processo dentro do órgão, deixa de existir e você desloca o profissional para outros fins. A necessidade de o contador se fazer presente dentro da Segfaz é reduzido sensivelmente, ele passa a fazer tudo pela internet, dando mais agilidade ao processo do cliente, principalmente da constituição da empresa."
Ainda segundo o profissional, o (PC) é' uma ferramenta que produz transparência entre o escritório de contabilidade e a empresa. Ou seja, a empresa poderá verificar através do portal se as informações passadas pelo contador procedem."
Finalizando Luiz Antônio parabenizou a Secretaria pela iniciativa e pela forma como está produzindo o processo de implementação e aceitação do programa.




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